Pages

24 de fev. de 2011

Cuide de suas lentilhas




II Samuel 23.11 a 13

Não se sabe quem escreveu o livro de Samuel, porém o que vemos nesse texto é alguém contando feitos que são de encher de orgulho a qualquer um que tenha conhecido não somente a Davi, mas também os seus soldados.

Os filisteus, fortes guerreiros, que eram as “pedrinhas” no sapato de Israel, resolveram invadir a cidade Lei e tomar posse da plantação.

O povo, diante da ameaça, fugiu para longe empurrado pelo medo, porem no versículo 12a bíblia descreve que Samá se colocou no meio do terreno e o defendeu.

O nome Samá no hebraico significa “desolação”.

No entanto, o jovem Samá desconhecia esse detalhe ou não lhe deu a importância de vida.

Talvez para nós hoje a lentilha não tenha muito valor, porem naquela época tinha muito valor, tanto que em Genesis 25.31 a 34 Esaú num momento de fraqueza troca o direito de ser primogênito com seu irmão por um prato de lentilha.

Existem algumas coisas que valorizamos e para Deus não tem valor nenhum, por outro lado existem convicções e promessas que não podemos abrir mão.

Veja o que diz Hebreus 10.23 “Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.”

Eu acredito que Samá além de defender seu campo de lentilhas por ter sido meses de trabalho e espera, Samá era um dos valentes guerreiros de Davi e por isso tinha o perfil de Davi. E Davi podia ser qualquer coisa, mas ninguém tinha autoridade para contestar sua experiência e coragem em batalhas.

Samá não defendeu seu campo de lentilha por ser teimoso, e sim porque não entregava as coisas de bandeja.

Enquanto o povo fugia Samá ficava praticamente plantado exatamente como estavam suas lentilhas.

Muitas vezes entregamos nossas bênçãos de bandeja para o inimigo.

Desistimos da nossa família, desistimos do nosso casamento, desistimos do nosso ministério e até desistimos de nós mesmos. E é quando desistimos que o inimigo arruma uma brecha para entrar.

Muitos têm fugido das igrejas quando vêem que a igreja está cheia de problemas e de defeitos, porém os que lutam não por suas causas mas pelo reino de Deus, ficam e tentam até as últimas conseqüências, somente pelo prazer de ver o reino de Deus avançando.

Mateus 11.12 diz: “E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.”

Deus não está procurando pessoas violentas, mas pessoas que não entreguem suas vidas e seus valores de bandeja.

De que lado você está? Do lado do povo que foge e entrega tudo de mãos beijadas, ou do lado de Samá que fica e luta até o fim?

A bíblia não mente em relação às provas e lutas que teremos na vida, o que a bíblia faz é nos dar esperança de que não estamos lutando sozinhos.

No primeiro livro de Josué Deus já promete isso a Josué. VOCÊ NÃO VAI LUTAR SOZINHO.

Temos de empunhar a espada para defender nossa causa frente à tentativa de invasão do inimigo que quer roubar os valores morais, espirituais, ou materiais que o Senhor nos confiou.

O nome de Samá aparece uma única vez na Bíblia, empunhando uma espada e defendendo o que era importante para ele.

Será que seremos lembrados depois de nossa morte como os que fugiram ou como os que ficaram e lutaram até o fim?

Estamos não à frente, mas atrás de um Deus que vai a frente derrubando barreiras e vencendo inimigos.

O Deus que não conhece a palavra derrota, luta por nós. E nos garante que não há NÂO que não possa ceder ao seu SIM.

Lembre-se que a palavra favorita de Deus é o IMPOSSÍVEL, e o maior desejo de Deus é que a nossa palavra favorita seja a PERSEVERANÇA.

Não desista daquilo que Deus colocou em suas mãos.

Não fuja e nem se esconda por medo de que as coisas não darão certo.
Fique e lute, e veja como Samá viu, o grande livramento do Senhor.


Pastor Uagner Nantes

Um comentário:

  1. Glória DEUS irmã por essa palavra, tocou muito meu coração, e me trouxe revelação sobre algumas lutas q estou passando com meu ministerio, vou fica e luta porque não luto sozinha e sim o SENHOR é quem luta por mim...obrigada por compartilha essa palavra me ajudou muito...bjussss...e FIQUE COM DEUS!

    ResponderExcluir