
23 de dez. de 2010
21 de dez. de 2010

Por isso, é um dia comemorado e festejado por todos. Para muitos, Natal é um dia especial em que pessoas viajam para rever parentes e amigos. Para outros, Natal é promover festas, é uma oportunidade para se deixar extravasar os desejos da carne. Para uma criança, é uma data desejada e esperada com muita ansiedade para se ganhar presentes.
Talvez, para muitos, o Natal seja um momento do ano em que as famílias se reúnem para se alegrar e agradecer a Deus por mais um ano que se passou. Para os empresários e comerciantes, é um dos eventos festivos do ano que abre o maior espaço para vendas em todos os aspectos.
Na verdade, o Natal que a humanidade comemora tem pouco a ver com o nascimento de Jesus. Biblicamente, Ele nasceu um dia em Belém da Judéia. Seu nascimento foi singular, simples e humilde. Em Belém nasceu Jesus, a parte humana, a carne do verbo, as vestimentas de carne e ossos com a qual o verbo se cobriu para que pudéssemos ver a sua glória, Jo 1: 1-3.
O cristão, por sua vez, deve ter em mente que Natal para ele tem um sentido profundamente espiritual, e não apenas um sentido humano. Para o cristão, o que é mesmo Natal? Festas, presentes, compras, viagens, encontros familiares, etc. O que podemos aprender a respeito do Natal cristão, a partir do registro feito por Mateus sobre o nascimento de Jesus, em Mt 2: 1-1?
Eles empreenderam uma longa viagem para ver (buscar) o desejado das nações. Natal é, portanto, exatamente isso: uma busca constante do verdadeiro Jesus. Hoje, muitos o buscam de três maneiras distintas:
a) Buscam o Jesus que não é verdadeiro, de maneira errada: os sacerdotes e os levitas que foram enviados pelos judeus, perguntaram a João Batista: Quem és tu? Eles buscavam o Jesus verdadeiro, mas João Batista não o era, Jo 1: 19-20.
b) Buscam o Jesus verdadeiro, de maneira errada: em Lucas 2: 48 e 49, seus pais o buscam em lugares em que Ele não estava presente. Buscavam o Jesus verdadeiro, mas não o encontraram onde fora procurado.
c) Buscam o Jesus verdadeiro, de maneira verdadeira: os magos fizeram isso e o encontraram com a sua mãe, Mt 1: 11. Nossas irmãs, Maria Madalena, Joana e Maria foram surpreendidas quando os anjos disseram-lhes: por que buscais entre os mortos quem está vivo?
Graças a Deus porque o Jesus a quem servimos é verdadeiro e está nos céus, à destra do pai. Devemos buscá-lo de todo o nosso coração, MT 7: 7
A adoração verdadeira é um dos aspectos relevantes do Natal. Ou seja, não existe Natal sem o compromisso de adorar o menino (Rei) Jesus. Portanto, Natal sem adoração ao Deus Trino e Uno, não é Natal. Nesse sentido, todos os dias podem ser Natal, pois todo o dia podemos adorá-lo em Espírito e em verdade, Jó 4: 24.
Porém, não é bem assim que acontece em nossos dias. O mundo comemora o nascimento de Jesus com bebedeiras, festas, etc. Este é o tipo de Natal sem sentido, sem valor, sem espiritualidade e sem aceitação divina, porque não alegra o coração de Deus.
O Natal cristão precisa ser uma constante adoração ao verdadeiro Jesus, que vive e reina para todo o sempre. É ir à igreja não por um hábito, ou por um mero costume, ou para ver alguém, mas para adorá-lo com um coração preparado,
Por isso, todo culto, quando o adorador se comporta diante de Deus com adoração verdadeira, pode-se dizer que é dia de Natal, pois Jesus está sendo reverenciado como o Deus Filho.
É abrir o coração e oferecer presentes a Jesus.
Os magos, depois de buscarem o menino Jesus, encontrando-o, adoraram-no. Então, abrindo seus tesouros, apresentaram-lhe presentes, tais como: ouro, incenso e mirra, v. 11. Vejamos o que isto pode simbolizar para o cristão:
a) Ouro: metal precioso, amarelo e brilhante. Simboliza a realeza de Jesus, ou seja, sua dignidade de Rei. Ele nasceu como rei. Ele é o Rei da glória, Sl 24. Uns o conhecem como um simples homem-historiador. Nós o reconhecemos e adoramos como Rei dos reis e Senhor dos senhores.
b) Incenso: resina aromática que se queimava na antiga dispensação. Isto pode simbolizar o lado divino de Jesus. Nesse aspecto, os magos estavam reconhecendo Jesus como Filho de Deus. Quando o cristão aceita a divindade de Jesus, ele está abrindo seus tesouros e dando presentes a Jesus.
c) Mirra: resina odorífera, medicinal, produzida pelo “balsamodendron”. Analisando o texto de forma abrangente, nesse caso, mirra poderá simbolizar sacrifício. Talvez seja o sacrifício que eles (os magos) empreenderam na longa jornada para ver a criança recém-nascida.Um dos maiores presentes que podemos dar a Cristo é a nossa vida como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto racional, Rm 12: 1.
14 de dez. de 2010

Amados, em vez de envenenarmos cada vez mais as pessoas, deveríamos nos esforçar para amá-las, oferecendo todos os dias a elas um coquetel de vitaminas, assim... QUEM SABE ELAS NÃO MUDAM???
6 de dez. de 2010
MATEUS 6.19-21
Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
(Mt 6.21.)
Tudo o que tenho aqui na terra,
Não pertence mesmo a mim.
Devo disso me lembrar,
Para o coração não se enganar,
E achar que eu sou o dono,
E, para isso preservar, venha até perder o sono.
Tudo é dele, por ele e para ele eternamente,
Eu apenas sou mordomo.
Há alguns anos, houve um grande incêndio na região de mansões em Holywood. Era o bairro dos atores de cinema.Os jornais noticiaram a morte de um deles. Quando o incêndio começou, todos foram avisados, e deveriam evacuar de suas casas imediatamente. Mas aquele homem, ao sair com o que achava que deveria levar embora, lembrou-se do gato e foi buscá-lo. A fumaça já estava entrando muito forte em seus aposentos. Quando tentou apanhar o bichano perto da piscina, onde este costumava ficar, ele foi sufocado e veio a perecer. O gato escapou com vida. Ele já havia saído da casa antes de a fumaça chegar; mas o seu dono ainda não. Muitas vezes, as pessoas perdem a vida por causa de gatos, que sabem muito bem sair da confusão sozinhos. As escolhas que fazemos podem ter o poder de definir vida ou morte. Não apenas no aspecto material e físico, mas, principalmente, no espiritual.
Você já escolheu sair deste mundo que está condenado e em chamas? Ou tem algo a buscar lá atrás, que pode lhe custar a própria vida na eternidade? Coloque o coração no Senhor e fuja desse incêndio enquanto é tempo.
PAI, HÁ TANTOS QUE ESTÃO PERECENDO COM OS CORAÇÕES PRESOS EM COISAS MATERIAIS. AJUDA-NOS A NÃO OLHAR PARA TRÁS COMO A MULHER DE LÓ. QUE POSSAMOS OLHAR SOMENTE PARA TI E DESCANSAR EM TEU AMOR MARAVILHOSO. FAZ-NOS SABER, QUE SOMENTE O SENHOR NOS CONDUZ PARA A SALVAÇÃO E VIDA PLENA.
3 de dez. de 2010
O DESCANSO DE DEUS

D E S C A N S O
Resta ainda um descanso para o povo de Deus. São tão confortantes estas palavras, não é mesmo? Isso nos faz encarar as dificuldades da vida com mais energia. O interessante é que, após afirmar que há um descanso o escritor de Hebreus diz: "esforçamo-nos por entrar naquele descanso." Isto soa tão antagônico porque, descanso é o oposto de esforço. Aqui deixa claro que o descanso de Deus não é apático, preguiçoso, sem vida. Pelo contrário, para entrar neste descanso é necessário esforçar-se.
Mateus 11:12 "Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele."
O descanso de Deus é o reino de Deus - o lugar onde Deus nos domina, nos governa. O descanso de Deus está dentro do perímetro da presença de Deus.
Em Isaías 30:15 A palavra do Senhor nos exorta: "Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força. Mas não o quisestes.
Este texto dispensa qualquer tipo de comentário.
Mateus 11:28 - 30 "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve."
O Salmo 91, acredito eu ser o Salmo predileto da maioria das pessoas.
O Salmo 23; oh! como eu amo o Salmo 23.
Salmo 23:1 "O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.".
Se você pudesse entrevistar o rei Davi a respeito deste Salmo, com certeza a tua pergunta seria: "rei Davi, como o Senhor fará isto?" Ele com certeza te responderia: "Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma." O verbo "nada FALTARÁ" está no tempo futuro, mas, o "leva-me" está no presente, ou seja, se hoje o Senhor Deus puder te fazer repousar em pastos verdejantes e te levar às águas de descanso, no dia de amanhã NADA TE FALTARÁ.
Gênesis 2:2,3 "E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera."
Aqui, o Senhor Deus criou o descanso. Descanso não sugere parar de trabalhar, pelo contrário, Deus descansou da obra que fizera. A palavra shabat (HB) ou sábado (PT) significam descanso. Porém, Deus não descansou porque estivesse cansado.
Isaías 40:28-31 "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam."
Deus não descansou por causa de si mesmo - Ele descansou por causa de cada um de nós. Na verdade ao descansar ele criou uma condição, um lugar, um "living room" onde nós podemos esperar nEle, esperar por Ele, ropousar, descansar e renovar as nossas forças. Neste lugar de descanso os cansados se sentem fortes e os exaustos sentem suas forças multiplicadas. Este lugar é o lugar da presença, pois o Eterno disse a Moisés: "a minha presença irá contigo e eu te darei descanso." (Gênesis 33:14). Este lugar de descanso é o lugar da presença de Deus, é a sala do Trono de Deus. O Senhor Jesus deixou claro ao dizer que o shabat foi criado por causa do homem, por nossa causa: "E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado." (Marcos 2:27,28)
O shabat, o descanso foi criado por Deus por causa do homem e o Senhor Jesus é o Senhor do descanso. Mas, o descanso como tudo o mais virou apenas uma religião. O shabat (descanso) segundo a lei de Moisés era uma figura do que haveria de vir, do verdadeiro descanso. Hebreus 4:8,9 "Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia. Portanto, resta um DESCANSO para o povo de Deus."
Hebreus 4:11-13 "Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência. Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas."
No lugar de descanso que o Senhor criou para mim e para você há revelação da palavra de Deus e nós mesmo seremos revelados através da palavra. Os nossos segredos mais escondidos são esquadrinhados por Deus quando entramos no seu descanso. Ele os descobre e nos cura.
O nosso Senhor Jesus Cristo disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30)
Cada vez mais vai ficando claro que o entrar neste descanso de Deus está diretamente ligado e receber revelação, aprender da palavra de Deus e a obedecer. No texto bíblico a seguir você vai perceber que a incredulidade e a desobediência são a mesma coisa, pois produzem o mesmo resultado. Por ele vemos que a fé não é um sentimento e sim um ato de obediência.
Hebreus 3:18,19; 4:1-3 "E contra quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão contra os que foram desobedientes? Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade. Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado. Porque também a nós foram anunciadas as Boas Novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram. Nós, porém, que cremos, entramos no descanso."