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3 de dez. de 2010

O DESCANSO DE DEUS


D E S C A N S O
Hebreus 4.9-13 "Portanto, resta um repouso para o povo de Deus.
Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.
Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas."
Resta ainda um descanso para o povo de Deus. São tão confortantes estas palavras, não é mesmo? Isso nos faz encarar as dificuldades da vida com mais energia. O interessante é que, após afirmar que há um descanso o escritor de Hebreus diz: "esforçamo-nos por entrar naquele descanso." Isto soa tão antagônico porque, descanso é o oposto de esforço. Aqui deixa claro que o descanso de Deus não é apático, preguiçoso, sem vida. Pelo contrário, para entrar neste descanso é necessário esforçar-se.
Mateus 11:12 "Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele."
O descanso de Deus é o reino de Deus - o lugar onde Deus nos domina, nos governa. O descanso de Deus está dentro do perímetro da presença de Deus.
Êxodos 33:14 "Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso."
Em Isaías 30:15 A palavra do Senhor nos exorta: "Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força. Mas não o quisestes.
Antes, dizeis: Não, sobre cavalos fugiremos; portanto, fugireis; e: Sobre cavalos ligeiros cavalgaremos; sim, ligeiros serão os vossos perseguidores.
Mil homens fugirão pela ameaça de apenas um; pela ameaça de cinco, todos vós fugireis, até que sejais deixados como o mastro no cimo do monte e como o estandarte no outeiro.
Por isso, o SENHOR espera, para ter misericórdia de vós, e se detém, para se compadecer de vós, porque o SENHOR é Deus de justiça; bem-aventurados todos os que nele esperam".
Este texto dispensa qualquer tipo de comentário.
Muita gente se converte ao Senhor a cada semana, mas, é necessário aprender a sossegar, descansar nEle.
E para tanto precisamos nos quedar aos pés do Senhor Jesus, tal como Maria irmã de Lázaro, aquietarmos em nosso quarto sozinhos com o Senhor para aprender diretamente dEle.
Ficar ali, até sermos tocados pela Sua magnífica presença.
Mateus 11:28 - 30 "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve."
O Salmo 91, acredito eu ser o Salmo predileto da maioria das pessoas.
E tudo nele começa assim: "O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente, diz ao SENHOR: "aí começa o Salmo 91" Ou, seja, tudo o mais que o Salmo 91 descreve não é para qualquer tipo de pessoas, mas somente para aquelas que preenchem o requisito inicial, que é habitar no esconderijo do Altíssimo e Descansar debaixo da sombra de Suas asas.
O Salmo 23; oh! como eu amo o Salmo 23.
Fico até na dúvida sobre qual dos dois é o Salmo predileto da maioria das pessoas: se o 91 ou o 23. Mas, assim como no Salmo 91, as bênçãos contidas no Salmo 23 são resultantes da condição de se descansar.
Salmo 23:1 "O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.".
Se você pudesse entrevistar o rei Davi a respeito deste Salmo, com certeza a tua pergunta seria: "rei Davi, como o Senhor fará isto?" Ele com certeza te responderia: "Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma." O verbo "nada FALTARÁ" está no tempo futuro, mas, o "leva-me" está no presente, ou seja, se hoje o Senhor Deus puder te fazer repousar em pastos verdejantes e te levar às águas de descanso, no dia de amanhã NADA TE FALTARÁ.
Gênesis 2:2,3 "E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera."
Aqui, o Senhor Deus criou o descanso. Descanso não sugere parar de trabalhar, pelo contrário, Deus descansou da obra que fizera. A palavra shabat (HB) ou sábado (PT) significam descanso. Porém, Deus não descansou porque estivesse cansado.
Isaías 40:28-31 "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam."
Deus não descansou por causa de si mesmo - Ele descansou por causa de cada um de nós. Na verdade ao descansar ele criou uma condição, um lugar, um "living room" onde nós podemos esperar nEle, esperar por Ele, ropousar, descansar e renovar as nossas forças. Neste lugar de descanso os cansados se sentem fortes e os exaustos sentem suas forças multiplicadas. Este lugar é o lugar da presença, pois o Eterno disse a Moisés: "a minha presença irá contigo e eu te darei descanso." (Gênesis 33:14). Este lugar de descanso é o lugar da presença de Deus, é a sala do Trono de Deus. O Senhor Jesus deixou claro ao dizer que o shabat foi criado por causa do homem, por nossa causa: "E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado." (Marcos 2:27,28)
O shabat, o descanso foi criado por Deus por causa do homem e o Senhor Jesus é o Senhor do descanso. Mas, o descanso como tudo o mais virou apenas uma religião. O shabat (descanso) segundo a lei de Moisés era uma figura do que haveria de vir, do verdadeiro descanso. Hebreus 4:8,9 "Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia. Portanto, resta um DESCANSO para o povo de Deus."
Hebreus 4:11-13 "Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência. Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas."
No lugar de descanso que o Senhor criou para mim e para você há revelação da palavra de Deus e nós mesmo seremos revelados através da palavra. Os nossos segredos mais escondidos são esquadrinhados por Deus quando entramos no seu descanso. Ele os descobre e nos cura.
O nosso Senhor Jesus Cristo disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30)
Cada vez mais vai ficando claro que o entrar neste descanso de Deus está diretamente ligado e receber revelação, aprender da palavra de Deus e a obedecer. No texto bíblico a seguir você vai perceber que a incredulidade e a desobediência são a mesma coisa, pois produzem o mesmo resultado. Por ele vemos que a fé não é um sentimento e sim um ato de obediência.
Hebreus 3:18,19; 4:1-3 "E contra quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão contra os que foram desobedientes? Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade. Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado. Porque também a nós foram anunciadas as Boas Novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram. Nós, porém, que cremos, entramos no descanso."

Por Antônio Cirilo

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